14 de Junho – Nascimento de Edgard Armond, que exerceu a presidência da Federação Espírita do Estado de São Paulo.


Começa a estudar e trabalhar no Espiritismo, chegando a actuar ao lado do famoso médium Dr. Luiz Parigot de Souza, do Paraná. Participa também de um grupo de estudos e práticas espíritas a convite de Canuto de Abreu, visitando vários Centros Espíritas particulares que se dedicavam exclusivamente à prática de trabalhos de efeitos físicos, isto nos arredores da capital.

Em 1939 é convidado a ocupar o cargo de secretário-geral da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Dotado de um carácter recto e firme, de moral elevada, detestava a maledicência, e fugia das conversas fúteis e de perguntas vulgares, como expositor, tinha um discurso persuasivo, acompanhado de uma linguagem fácil, clara e objectiva, não deixando pairar dúvidas sobre o tema tratado.

Para suprir a carência de médiuns de confiança e bens preparados que encontrou na FEESP, criou-se o Grupo Razin, composto por sete membros que passaram a actuar dentro da Federação. Melhorando assim o intercâmbio com o mundo espiritual, durante uma das reuniões deste grupo, manifestou-se pela primeira vez a entidade feminina designada pelo nome de “Castelã”, que dispensou ao grupo valiosíssima cooperação e depois de algum tempo através de Divaldo Pereira Franco, identificou-se como protectora pessoal do Comandante.

Aconteceram também nas reuniões do Grupo Razin, as primeiras manifestações de Ismael, o proposto de Jesus para a condução do Espiritual do Brasil, apresentaram-se também valorosos espíritos componentes da Fraternidade do Santo Sepulcro e da Fraternidade dos Cruzados, em seguida apresentou-se ao Comandante o Venerável Razin, com a finalidade de auxiliá-lo na criação da Escola de Aprendizes do Evangelho, para que pudessem ser preparados através do estudo, do trabalho e da disciplina, os novos “Discípulos de Jesus”.

Consciente da tarefa que lhe cabia, o Comandante começa heroicamente uma batalha que dura 10 anos, tempo que permanece à frente da Federação, para implantar os Cursos de Espiritismo citados por Allan Kardec no livro “Obras Póstumas”.

Em 1944, funda o Jornal “O Semeador”, e também o Programa de Rádio “Hora Espírita”, que passa a ser veiculado na Rádio Tupi.

Em 1947, Edgar Armond funda a USE – União Social Espírita.

Em 1950, dando cumprimento ao programa estabelecido com o plano espiritual, o Comandante cria a Escola de Aprendizes do Evangelho, para que através de estudos orientados as criaturas possam aprender o Evangelho e não apenas decorá-lo. Edgar cria também o Curso de Médiuns, visando à melhoria do intercâmbio com o mundo espiritual e a Fraternidade dos Discípulos de Jesus que deve funcionar como órgão de agrupamento dos trabalhadores do campo religioso.

Em 1973, funda a Aliança Espírita Evangélica, a partir de 1980 assessora a fundação do Setor III da Fraternidade dos Discípulos de Jesus, continuando a Expansão do Espiritismo Religioso.

Em 29 de Novembro de 1982, desencarna Edgar Armond com oitenta e oito anos de uma activa vida em prol da Doutrina Consoladora dos Espíritos.

Fonte: http://www.institutochicoxavier.com