Alfred Russel Wallace nasceu em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1823 e desencarnou em Broadstone, Dorset, a 7 de Novembro de 1913.
Foi naturalista, evolucionista, geógrafo e antropólogo. Foi o co-fundador da teoria selecção natural. Converteu-se ao Espiritismo em 1865, sendo em Inglaterra, um grande defensor da Doutrina Espírita.
As principais obras, o “The Scientific Aspect of Supernatural de 1866”, “A Defense of Modern Spiritualism de 1874”, “Les Miracles et le modern Spiritualisme de 1875”, ajudaram muito na difusão do Espiritismo naquele país, chamando a atenção dos cientistas para a observação e estudo dos fenómenos espíritas.
Wallace foi um dos fundadores, em 1864, da Sociedade Dialéctica de Londres, dedicada ao estudo dos fenómenos espíritas. O rigor científico de seus relatórios, incentivaram Crookes para investigar estes fenómenos. Wallace realizou sessões com alguns médiuns,entre eles, Slade, o qual testemunhou o fenómeno da escrita directa.
Alfred Russel Wallace enfrentou a intolerância de uma época, intolerância contra a sua origem social, contra sua religião e mesmo contra a sua honestidade científica.
Wallace viajou a Nova York para fazer conferências e visitou três sociedades espiritualistas norte-americanas, em Boston, Washington e São Francisco (Fodor, s.n.). Ele assistiu a sessões e fez contactos com os espiritualistas norte-americanos. Em uma delas, assistiu a uma sessão de materialização com a senhora Ross na qual apareceram muitas pessoas e objetos, como um índio, um rosto de bebê, que ele beijou, etc. Em uma outra sessão, ele identificou um primo, Alg. Wilson.
Fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com / http://www.autoresespiritasclassicos.com