25 de Janeiro 1863 – Andrew Jackson Davis funda o Liceu de Espiritismo, em Nova Iorque, EUA, e inicia o Movimento Jovem.


Andrew Jackson Davis, cognominado O “Pai do Espiritualismo Moderno”, o “Allan Kardec americano”, filho de pais humildes e incultos, nasceu, em 1826, num distrito rural do Estado de Nova Iorque (EUA), às margens do rio Hudson, entre gente simples e ignorante.

Era um menino pouco culto, com pouca atividade intelectual, corpo mirrado, sem nenhum traço que denunciasse a sua excepcional mediunidade futura.

Tal como sucedeu com Francisco Cândido Xavier, o célebre médium brasileiro dos dias atuais, Jackson Davis começou a ouvir, nos derradeiros anos de sua infância, vozes agradáveis e gentis, seguidas de belas clarividências, desenvolvendo-se nele ao mesmo tempo os dons mediúnicos – com aplicação em diagnósticos médicos.

Por causa desse facto, Jackson Davis passou a ser citado por alguns escritores espíritas como “o profeta da Nova Revelação”.

Nas viagens que, desprendido do corpo, fez ao Mundo dos Espíritos, Davis presenciou, num lugar a que chamou “Summerland”, a educação harmoniosa das crianças desencarnadas, reunidas, por grupos, em grandes e belos edifícios, nos quais se lhes administrava instrução e cuidados especiais, tudo de acordo com a idade e os conhecimentos delas.

Davis ficou tão maravilhado com o sistema ali adotado e sua engenhosa organização que procurou concretizá-lo no plano terrestre. Daí nasceu o primeiro Liceu Espiritista, por ele fundado em 25 de Janeiro de 1863, em Dodsworth Hall, Broadway, Nova Iorque. Esse movimento liceano ramificou-se nos Estados Unidos e propagou-se à Inglaterra, ao Canadá, à Austrália, etc.