6 de Novembro – Nascimento de César Lombroso


6 de Novembro – Nascimento de César Lombroso”Estou muito envergonhado e desgostoso por haver combatido com tanta persistência a possibilidade dos factos chamados espíritas; mas os factos existem e eu deles me orgulho de ser escravo.” – César Lombroso “Hipnotismo e Espiritismo”.

Nascido a 6 de Novembro de 1835, em Verona – Itália, César Lombroso foi Professor universitário, Cientista, Criminologista, Psiquiatra, Cirurgião, Higienista e Antropólogo Criminalista. Era descendente, pelo lado materno, de judeus espanhóis, sendo a sua educação baseada na crença judaica.

Desde jovem mostrou grande inteligência, publicando diversos trabalhos nas áreas das suas competências, sendo um ilustre respeitado do seu tempo.

No seu opúsculo “Estudos sobre o Hipnotismo”, ele ridiculariza e insulta os espíritas, contudo Lombroso tinha um encontro marcado com o Espiritismo, em 1888 em alguns artigos, já se revela menos agressivo, salientando com raciocínio lógico e de bom senso: “Quem sabe se eu e meus amigos, que rimos do Espiritismo, não laboramos no erro”.

Investigou os fenómenos espíritas estudando os grandes médiuns do seu tempo, em sessões muitas das quais realizadas em Milão, na companhia de ilustres cientistas.

Converteu-se ao Espiritismo depois estudar diversas experiências sobre a mediunidade de Eusápia Paladino. Numa das sessões com a médium, assistiu à materialização do Espírito de sua própria mãe e daí em diante não teve dúvidas quanto à sobrevivência e a comunicabilidade dos Espíritos.

Foi autor do livro «Pesquisa Sobre os Fenômenos Hipnóticos e Espíritas».

Desencarnou a 19 de Outubro de 1909 em Turim – Itália.