26 de Fevereiro de 1928 – Desencarna Henri Sausse, biógrafo de Allan Kardec.


Praticamente todas as informações que possuímos da vida missionária de Allan Kardec devemos a Henri Sausse. Nascido em Lyon, na França, Henri descobriu que era médium aos 16 anos, quando ouvia ruídos inexplicáveis em casa. Em 1869, quando Allan Kardec desencarnou, ele dedicou-se com afinco ao estudo das obras do codificador, filiando-se ao “Groupe Finet”, que realizava reuniões mediúnicas com a presença de mais de 35 pessoas.

Sob acusação de anarquia, em 1873 o prefeito de Lyon proibiu as reuniões e desactivou o “Groupe Finet”, obrigando os médiuns a continuarem as sessões na residência de Sausse. As mensagens recebidas eram destruídas logo após os encontros, evitando-se deixar quaisquer vestígios.

Reunindo seus amigos da Sociedade Fraternal, Henri Sausse auxiliou na criação do “Groupe Amitié” (Grupo Amizade). Posteriormente criou a “Fédération Spirite Lyonnaise” (Federação Espírita Lionesa), por meio da qual foi formada uma sociedade de auxílio aos necessitados durante o rigoroso inverno francês. Em 1887 as actividades da Federação atraíram a atenção do filósofo Léon Denis, que nomeou Henri Sausse secretário da Comissão de Propaganda, durante o II Congresso Espírita e Espiritualista Internacional, presidido por Denis.

Essa relação de amizade permitiu a Henri obter informações suficientes para escrever uma biografia de Léon Denis. Outra das suas principais contribuições para o Espiritismo é a biografia de Allan Kardec, concluída em 1896.

Em 1910 Henri Sausse criou o “Groupe Espérance” (Grupo Esperança), nome sugerido pelos espíritos mentores do grupo, que, em 1914, deram uma “licença não solicitada” para que os seus membros se afastassem por um durante algum tempo. Descobriu-se depois que a orientação dos espíritos era por causa da Primeira Guerra Mundial.

Pouco antes do final da guerra, Henri passou a editar o jornal mensal “Spiritisme Kárdeciste” (Espiritismo Kardecista). Em 1923, após 38 anos como secretário-geral da Federação, Henri transferiu o cargo e dedicou-se à quarta edição da biografia de Kardec. Desencarnou na aldeia francesa Drôme, em 26 de Fevereiro de 1928. Henri Sausse é o autor dos livros: “Esperança e coragem”, “Espiritismo em Lyon”, “Reencarnação Segundo o Espiritismo”, “Reuniões do Grupo Amizade”, “Biografia de Allan Kardec”, “Biografia de Léon Denis”, “Prova? Aqui estão eles!” e “Espiritismo Transcendental”.

Fonte: http://www.espiritismobh.net